Social Icons

Quem Somos e Queremos

História da Escola

A professora Maria de Fátima Gimenez Lopes Nascida em 20 de fevereiro de 1959, no distrito de Fernão Dias, no Estado do Paraná, filha de Marcos Gimenez e Dolores Hidalgo Grego Gimenez.
Casou-se com: Osmar Lopes no ano de 1979, nascendo desta união dois filhos: Marcos Antonio Gimenez Lopes em 1982 e Mayara Cristina Gimenez Lopes em 1985.
Cursou Matemática na Faculdade de Ciências e Letras no município de Mandaguari (PR) e formou-se em 1981.
Mudou-se para o município de Sinop em 1983. Trabalhou nas Escolas Estaduais: Nilza de Oliveira Pipino e Enio Pipino, a partir de 1984. Prestou concurso público para o magistério em 1988, foi aprovada e lotada na Escola Estadual Enio Pipino, na área de matemática do Ensino Fundamental, atuando na referida escola até 1998, aonde veio a falecer no mês de fevereiro do mesmo ano.
Como professora, desempenhou um excelente trabalho de aprendizagem, sempre esteve à frente das atividades educativas propostas pela escola no município de Sinop, participou também de uma associação de pais e professores do Educandário Albert Sabin, sua contribuição para a Educação em Sinop foi reconhecida como muito valorosa e participativa.
Seu falecimento foi de grande perda não só para os familiares e amigos, mas também para a Educação, na qual ela sempre deu sua atenção especial.
Em reconhecimento ao seu trabalho esta escola foi agraciada com seu nome.
A escola foi fundada em 2003, implantou gradativamente no Ensino Fundamental o Ciclo de Formação Humana e para Educação de Jovens Adultos adotou uma postura de inclusão social e a inserção no mercado de trabalho a fim de proporcionar condições para que essa parte da população construa sua cidadania e possa ter acesso à qualificação profissional e por fim, o Ensino Médio, que conclui a educação básica, que os objetivos são similares aos supracitados.
Contamos com doze salas de aula, uma biblioteca com aproximadamente dois mil exemplares, um laboratório de informática, cozinha, refeitório com capacidade de máxima de cem alunos, uma sala de coordenação, sala de professores, direção, secretaria e banheiros masculino e feminino. Estamos em ampliação de mais três salas e um laboratório para quinze computadores.
Em 2008, contamos com trinta e três turmas distribuídas nos três turnos – matutino, vespertino e noturno, contamos com 1051 alunos devidamente matriculados em nossa escola. Em nosso quadro de profissionais contamos com 48 professores, todos com nível superior e atuando em suas respectivas áreas de conhecimentos. Contamos ainda, com 08 técnicos administrativos educacionais e 14 apoios administrativos educacionais. Totalizando uma equipe de 60 profissionais da educação engajados no objetivo de oferecer uma educação de qualidade.
A Escola Estadual Professora Maria de Fátima Gimenez Lopes, teve em sua direção, no início de sua fundação tivemos como diretora a Professora Eredi da Silva (2003/2004). Em seguida, tivemos a Professora Elaine Malheiros Perecin Gaspar (2004/2005), o próximo, o Técnico Administrativo Educacional e Professor Adriano Sabino Gomes (2006/2007 e 2008/2009), eleito dentro dos moldes da gestão democrática se encontra em sua segunda gestão, também eleito com a maioria dos votos.


Filosofia

Busca a formação do cidadão crítico, respeitando a construção dialética, liberdade e democracia, sua participação na sociedade, com competência em produzir e disseminar o conhecimento e os princípios cristãos.



Missão 

Proporcionar um ensino de qualidade, buscando a formação de um cidadão crítico, respeitando a construção dialética, liberdade e  democracia.